segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CONTO e POESIA: ASSIM ESCREVEM OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS (1990)

Livro CONTO e POESIA: ASSIM ESCREVEM OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS (1990)
2º Concurso de Contos e Poesias para Funcionários Públicos
Organizadores: José Gil de Almeida e Miriam Regina Pinto
Prefácio: Francisco Souto Neto
Edição 1990 (Curitiba, PR)

Capa


Página 3: Abertura.


Página 5: Prefácio.


Página 6: Prefácio.


Prefácio

O 1º Concurso Nacional de Contos e Poesias para Funcionários Públicos, idealizado no ano passado por José Gil de Almeida, então diretor cultural da ASALEP – Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, revestiu-se do mais absoluto sucesso. Inovando as premiações, José Gil resolveu não contemplar os laureados com dinheiro, mas com obras de arte: pinturas e esculturas.
Naquela ocasião a ideia contou com o apoio não apenas da ASALEP, mas também da deputada Amélia Hruschka e do Banestado, cujo presidente, Carlos Antonio de Almeida Ferreira, autorizou os recursos financeiros que não somente possibilitaram a aquisição das referidas obras de arte, como também concretizaram o livro “Assim Escrevem os Funcionários Públicos do Paraná”, edição de 1989.
A imprensa paranaense comentou, fartamente, o êxito da iniciativa, e a crítica especializada elogiou o conteúdo do livro. Tal sucesso ensejou o entusiasmo do atual presidente da ASALEP, Manoel Aguiar Ferro, e do diretor cultural Severo Olímpio Sotto Maior, para ampliar o 2º Concurso à participação de funcionários públicos municipais, estaduais e municipais, residentes em todo o País.
Os resultados foram retumbantes: além dos esperados participantes do Paraná, inscreveram-se também autores de Sergipe, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e o Distrito Federal.
A comissão julgadora foi presidida por Vasco José Taborda (presidente da Academia Paranaense de Letras) e complementada por Ruy Barrozo (diretor do Jornal do Estado), Alice Varajão (fotojornalista e assessora de comunicação das Livrarias Curitiba), Miriam Regina Pinto (editora do Jornal dos Bairros de Curitiba) e pelo próprio José Gil de Almeida (editor do Jornal Marcha Verde).
Os premiados foram os seguintes: na categoria poesias, o 1º lugar coube a Eronildes Kuchla (da COHAPAR/PR), o 2º lugar a Maria José Pereira da Silva (da Assembleia Legislativa do Paraná), o 3º a Estela Arruda Muñoz (professora da Universidade Federal do Paraná), e o 4º lugar a José Ferrarini (da Secretaria de Estado da Administração do Paraná). Na categoria contos, o 1º lugar foi concedido a Regina Therezinha Andrade Santos Benítez (da Secretaria de Estado da Administração do Paraná), o 2º a Fernando Alberto Vidal (do Tribunal Regional do Trabalho de Curitiba), o 3º lugar a Adélia Maria de Amorim Magalhães (da LBA de Maceió, AL) e o 4º a Walter Cláudius Rothenburg (Procurador do Estado do Paraná). Os artistas plásticos autores das obras de arte entregues como prêmios, são: Celso Izidoro, Cida Sanches, Everly Giller, Domício Pedroso, Júlio César Vieira, Maria de Lourdes Zanelatto e Rubens Faria Gonçalves.
A ASALEP programou para a ocasião do lançamento deste livro uma homenagem especial ao presidente do Banestado, Almeida Ferreira, pelo grande apoio que o mesmo tem prestado às causas de cultura neste Estado.
Os resultados do 2º Concurso estão inseridos no conteúdo desta obra literária que tenho a honra de prefaciar, obra esta que não será comercializada, mas distribuída gratuitamente a universidades, bibliotecas e entidades culturais de todo o Brasil e do Exterior.
No brilhante casamento da literatura com as artes plásticas, os meus renovados cumprimentos ao idealista José Gil de Almeida e ao Departamento Cultural da ASALEP, desejando que a exemplar iniciativa se repita anualmente, por décadas e décadas, sem interrupção, pelos idealistas do porvir.

Curitiba, setembro de 1990.

Francisco Souto Neto – Advogado, jornalista, crítico de arte, conselheiro do Museu de Arte do Paraná e Assessor para Assuntos de Cultura da Presidência do Banestado.


Página 7 - Resultado Oficial.


Página 56: Prêmios.


Página 57: Comissões Organizadora e Julgadora.
Diretoria da ASALEP.


Página 58: Participantes.


Contracapa com texto de José Gil de Almeida.

-o-

Nenhum comentário:

Postar um comentário