Catálogo PRESENÇA DA GALERIA DE ARTE BANESTADO DE LONDRINA (1985-1988)
Apresentação de Francisco Souto Neto
Prefácio de Isaac Antonio Camargo
Introdução de João Soares Caldas
Edição 1988 (Londrina, PR)
Capa
Página 2: Ficha técnica.
Página 3: Diretores do Banestado.
Diretores do Banestado em 1988
Carlos Antonio de Almeida Ferreira, Sérgio Miguel de Souza, Adelino Ramos, Aroldo dos Santos Carneiro, Sérgio de Lima Conter, Valmor Pícolo, Valter Senhorinho, Sérgio Elói Druszcz, Wilson Ganen, Elias Marcondes Baptista, Armando Falat, José Maria Azevedo, Mário Álvaro Réa, José Tarcizo Falcão, Luiz Carlos Stalchmidt Donner, Júlio João Golin, Nicolau José Bowkalowski, Ely de Almeida Santos, Kiyoharu Miike, José Stegani, Osmar Stuart, João Martinho Cleto Reis, João Cândido Cunha Pereira Filho, Ivair Lúcio Soares, Walter Rosa.
Página 4: Conselho Administrativo da Galeria
de Arte Banestado de Londrina.
Galeria de Arte Banestado de Londrina
Conselho Administrativo
João Soares Caldas, Silvia Marconi Pavan, Marina Ihoco Monma, Isaac Antonio Camargo, Hylcéia Villas Boas de Oliveira, Jane Mary Ayres Bordin, Luiz Carlos Coelho Neto Jeolás, Maria Helena Calado Macarini.
Página 5 (acima): Apresentação por Francisco Souto Neto.
Apresentação
Francisco Souto Neto
A Galeria de Arte Banestado de Londrina [gerenciada por Sílvia Marconi Pavan] está completando o seu 3º aniversário e, no entanto, já tem um significativo passado histórico.
É que no decorrer de apenas três anos, o referido espaço cultural lançou, prestigiou e apoiou artistas plásticos, desde aqueles que, muito competentes, apenas despontavam no cenário artístico paranaense, até aos já consagrados, e não somente em termos de Paraná, mas no âmbito nacional.
Neste contexto, além de divulgarem-se talentos locais e regionais, promove-se um autêntico intercâmbio: as Galerias de Arte Banestado, incluindo-se também as de Curitiba [gerenciada por Vera Munhoz da Rocha Marques] e Ponta Grossa [gerenciada por Jurandir Modesto], empenham-se na permuta cultural, prestando um serviço de grande importância no cenário das nossas artes plásticas.
No sucesso das Galerias de Arte Banestado, há que se ressaltar o papel desempenhado pelos seus respectivos Conselhos de Administração que, com tanto desvelo e competência, selecionam os expositores e preparam os calendários das mostras. Correr os olhos por este catálogo retrospectivo, é encontrar a evidência desse feito.
A Galeria de Arte Banestado de Londrina, assim como as outras referidas, faz parte do Programa de Cultura do Banco Oficial paranaense, somando-se ao SBAI – Salão Banestado de Artistas Inéditos, ao Museu Banestado em Curitiba, ao Instituto Saint’Hilaire de Defesa dos Sítios Históricos (que ora restaura a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, na Ilha do Mel), ao Projeto Barracão (que constrói o primeiro Teatro Banestado em Maringá), ao Coral Banestado em Curitiba, e a inúmeros projetos, como o apoio que o Banestado vem dando aos Festivais de Música de Londrina, Maringá e Cascavel, a diversos espaços culturais e até a obras físicas, a exemplo da restauração do Museu de Arte Contemporânea em Curitiba e das telas craqueladas do Museu Paranaense.
Em todos esses fatos relevantes, desponta o apoio de Carlos Antonio de Almeida Ferreira às causas de cultura que caracterizam a sua fecunda gestão à frente do Conglomerado Financeiro Banestado.
FRANCISCO SOUTO NETO
Assessor para Assuntos de Cultura da Presidência do Banestado
Curitiba, dezembro de 1988
Página 9 (acima): Prefácio por Isaac Antonio Camargo.
Página 10 (acima): Introdução por João Soares Caldas.
Página 11 (acima): 22 pintores de Londrina.
Página 15 (acima): Poty.
Página 18 (acima): Estela Sandrini (Teca Sandrini).
Página 19 (acima): J. M. Frutuoso
Página 20 (acima): Raquel Piccinin da Câmara.
\Página 27 (acima): Ângela Parra
Página 28 (acima): Guita Soifer
Página 37 (acima): Lina Iara [Lina Iara Otto]
Página 39 (acima): Jozet Rodrigues Lelis.
Página 41 (acima): Glauco Menta.
Página 42 (acima): Francisco Amêndola
Página 42 (acima): Waldomiro Sant'Anna
Página 43 (acima): Vanda Pepiliasco
Página 45 (acima): Letícia Faria.
Página 47: Índice dos artistas que figuram na obra.
-o-
Nenhum comentário:
Postar um comentário